CAMOMILA

Camomila - Plantas Medicinais - Ervanarium - Escola das Plantas

Nome científico: Matricaria recutita L.
Sinonímia Científica: M. chamomilla; M. courrantiana.
Nome popular: Camomila, Camomila-alemã, Camomila-comum, Camomila-da-alemanhã, Camomila-húngara, Camomila-verdadeira, Camomila-vulgar, Macela-nobre, Margaça, Matricaria.

A camomila pertence à família Asteraceae e é nativa da Europa, é bastante utilizada na medicina tradicional. Trata-se, assim, de uma planta herbácea, anual e que apresenta flores, suas cores é branca e amarela.
Essa erva é uma das mais usadas no Brasil e, igualmente, no mundo, por ter em sua característica indicações terapeuticas bastante amplas, suas flores são a parte mais ultilizada desse erva.

Indicações e Ação Farmacológica:

Estudos apresentaram atividade anti-inflamatória, antisséptica e antiespasmódica do estômago e duodeno; efeito sedativo em pacientes submetidos a cateterismo; extratos diluídos produziram efeitos refrescantes e adstringentes, e em creme apresentou atividades anti-inflamatórios, anestésico leve, refrescante e desodorante, em pacientes com infecções cutâneas na perna, aplicado concomitantemente com o tratamento em curso. Então, a atividade terapêutica da camomila é determinada pelos princípios ativos lipofilicos e pelos hidrofílicos. A atividade predominante do extrato aquoso é espasmolitica, enquanto o estratoalcoólico apresenta uma atividade antiflogística. O camazuleno possui reconhecida atividade antiinflamatória, que é reforçada pela presença de matricina e alfa bisabolol. O alfa bisabolol possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimicóticas e protetora de mucosas agindo assim contra úlcera. Sua atividade espasmolitica musculotrópica é equivalente a da papaverina.

Toxicidade/Contraindicações: É contraindicado na gravidez e lactantes. Não há causas que apontem em estudos intoxicação pelo uso da camomila.

CLASSIFICAÇÃO FITOENERGICA:

CARATER ENERGETICO: Puro
Chakra que atua: 3º
Nivel de Energia: 37
Polaridade: Yin
Função Fitoernergica, elimina raiva, ódio, magoas, ajuda ter esperança e saber perdoar, elimina o medo e a falta de fé, gera otimismo e elimina o estresse emocional.
Acalma e relaxa em casos de nervosismo e hiperatividade.
Dosagem e Modo de Usar – Infusão: 2-3 xícaras, depois das refeições;

Pó: 300-500 mg, de uma a três vezes ao dia; – Extrato seco (1:5): 0,3-1 g ao dia, divididas em três tomadas; – Extrato seco solúvel: dissolver 6g (1colher sobremesa) em 200 mL de água quente ou fria. Consumir de 1 a 3 vezes ao dia;
Tintura: 5-10 ml uma a três vezes ao dia, diluídos em meio copo d’água;

CHAKRA:

3º CHAKRA: PLEXO SOLAR

A princípio, dentre os três chakras físicos que possuímos em nosso corpo, o plexo solar é o ultimo deles. Esse chakra é responsável pela nossa atitude e motivação, assim, na relação com o eu e com as outras pessoas, é o chácara da auto expressão, nos mostra a relação da vontade com o poder.

NOME SANSCRITO: MANIPURA
Assim, este chácara representa a coesão e está relacionado com a nossa capacidade de amar a vida.
Equilibrado traz paixão e desejo, melhor digestão dos alimentos, força e energia, melhora a aparência da pele, poder pessoal. Seu desequilíbrio, por outro lado, torna a pessoa suscetível a energia fraca, falta de foco, problemas de fígado, falta de controle financeiro.

COR: Amarelo e verde
MANTRA: Ram
PEDRAS: Citrino, Olho de Tigre e Calcita Mel
Simbolo: Lotus de 10 folhas
Elemento: Fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *